Dieta Dukan

Dieta sem Fome
Infográfico: Dieta sem Fome
Criado por Conheça a Melhor Dieta para Emagrecer com Saúde | Dieta Dukan




Oi gente!
Vim ajudar vocês que querem saber mais sobre a Dieta Dukan.
Estou emagrecendo muito bem com ela (todos que lêem o blog já sabem... rs) e resolvi colocar aqui como começar!

Entenda a dieta
A Dieta Dukan, foi criada pelo francês Pierre Dukan, autor do livro “Eu não consigo emagrecer”.
A dieta ganhou visibilidade depois de ter sido adotado por algumas celebridades e hoje vem conquistando milhares de adeptos em todo o mundo.
A dieta consiste em 4 fases, Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização. O ponto forte da dieta é poder emagrecer sem sentir fome, pois os alimentos permitidos podem ser consumidos sem limitação, salvo os laticínios, ovos e o farelo de aveia. O principal alimento da dieta é a proteína, encontrada em carnes, peixes e aves, esses são considerados os alimentos que podem ser consumidos a vontade. 

  1. É  fundamental que você leia o livro : " Eu não consigo emagrecer" de Pierre Dukan ( a dieta leva o nome dele, e foi ele quem fez Kate Middleton emagrecer até o casamento). Tem alguns sites e blogs na internet que disponibilizam o livro gratuito online, eu até tinha ela mas ja me desfiz porque eu gostei tanto e lia todo dia que preferi comprar mesmo! Pois seria uma coisa que iria ler toda hora, e na tela do computador já não dava mais... rs 
  2. Vá até o site dieta dukan  (aqui) e faça a sua avaliação gratuita de peso e tempo de permanência em cada fase da dieta.
  3. A dieta consiste em 4 fases. Só seguir direitinho cada fase da dieta e as recomendações  que o Dr. Dukan faz no livro.
  4. Visite o site  (aqui) com várias receita da dieta e se tiver dúvidas tem o fórum e qualquer coisa farei o possivel para ajudar também.
  5. Tentar não pisar na jaca! rs

FASE ATAQUE (1ª Fase)

A primeira fase da dieta Dukan, denominada Ataque, é uma fase muito curta porém muito eficaz, é ela que vai preparar o seu organismo para a fase de Cruzeiro. A fase de Ataque deve ser seguida rigorosamente, não é permitido nenhuma transgressão, pois qualquer recaída pode diminuir o seu efeito.
O período de Ataque é relativamente curto levando de 1 há 7 dias. Em casos mais rigorosos pode chegar a 10 (nesse caso é necessário consultar um médico)
Os alimentos permitidos podem ser consumidos a vontade com exceção dos laticínios e dos ovos, o primeiro pode ser consumido até 1 quilo por dia e o segundo até 2 unidades diárias, para pessoas com colesterol alto é recomendável consumir 4 ovos durante a semana ou retirar a gema e consumir apenas a clara, lembrando que a clara é a proteína pura por excelência, portanto pode ser consumida a vontade.
Os alimentos permitidos para a fase de Ataque são: 

Boi: com exceção do entrecosto, da costela
Vitela grelhada

Aves: Todas as aves (pele excluídas), com exceção de aves como pato e ganso
Carnes magras: Acém, musculo, carne moída com até 10% de gordura, alcatra, etc. Toda gordura visível contida na carne deve ser eliminada.
Vísceras: Fígado e rim – consumir no máximo uma vez por semana por ser rico em colesterol.
Peixes: Todos os peixes sem exceção
Frutos do mar: Todos os frutos do mar: mariscos e crustáceos
Presunto magro: Frios de baixo teor de gordura e sem pele (entre 2 e 3% de gordura)
Ovos: Você pode consumir com segurança 2 por dia. A clara do ovo pode ser utilizada sem qualquer restrição (limitar o seu consumo de 3 ou 4 gemas por semana, no caso de níveis elevados de colesterol).
Laticínios: Devem ser magros, ricos de proteína e desprovidos de gordura como o Leite desnatado, queijo cottage a baixo teor de gordura. Queijo fresco - Cream cheese - Todos iogurte 0% de sabores naturais - Requeijão com até 4,5% de gordura - Todos os produtos lácteos com baixo teor de gordura. Laticínios com gordura maior de 7%, são considerados tolerado na porção de 30 gramas. Aviso: consumir até um quilo por dia entre o leite desnatado e produtos lácteos, não mais! Diminuição na porção diária de 700 g, se o peso se estabilizar.

Proteínas vegetais: Tofu (o máximo de gordura 8%) seitan e konjac.
Liquido: Água, chá, café, chás de ervas, refrigerante com um máximo de uma caloria por copo, é recomendado o consumo de 1-3 latas por dia de Coca-Cola light ou zero. É recomendado consumir no mínimo 1,5 litros de água.

Complementos: Adoçante (máximo 10 colheres por dia) Adoçantes autorizados: Sucralose também conhecido como Splenda nos Estados Unidos e é também conhecido pelo nome de E955 - adoçante Canderel - os Hermesetas adoçante - o xilitol (extrato de bétula) - Stevia, os líquidos e Taeq e Tal & Qual (muito bom para o cozimento), a sacarose Maltitol.

Frutoses são proibidas! 

Acessórios: Vinagre, especiarias, ervas, cebola (apenas como tempero), alho, conservas (apenas como condimento), limão (não como uma bebida), sal e mostarda (uso moderado, devido à retenção de água).

É recomendado mastigar chicletes e balas sem açúcar, no máximo 5 por dia.

Farelo de aveia: Na primeira fase a quantidade permitida de farelo é de 1 colher e meia por dia, de preferencia consumir pela manha e no máximo até a hora de almoço.

Farelo/Fibra de trigo: É recomendado para pessoas com prisão de ventre, dose diária de 1 colher por dia. Não é obrigatório.

Não é permitido a ingestão de nenhum alimento além dos que estão incluídos nesta lista.

Importante: É necessário realizar uma caminhada de 20 min. por dia e deixar de usar o elevador.







FASE CRUZEIRO (2ª Fase)

A segunda fase da Dieta Dukan, proporciona uma perda de peso mais lenta, em média 1 kg por semana, mas é ela que te levará ao seu peso ideal. A partir de agora, serão introduzidos legumes e verduras em dias alternados a dias de proteína pura. 

A partir dessa fase será necessário alternar um dia de proteínas e legumes, conhecido comoPL e um dia de proteína pura denominado PP, em que os vegetais são proibidos.
Normalmente após um dia de PL o peso tende a subir ligeiramente, é normal, pois com a ingestão de legumes retemos mais líquidos, mas depois de um dia de PP o peso real aparece.
É aconselhado fazer 1 dia PP e um dia de PL alternando até a conquista do seu peso.
Os legumes podem ser consumidos crus ou cozidos em quantidade ilimitada e a qualquer hora.

Para temperar os legumes pode usar vinagre, limão, mostarda e iogurte que pode compor vários tipos de salsas que são liberadas.

Os alimentos permitidos na fase de Cruzeiro são:
Todos os alimentos da fase Ataque: Confira  a lista 

Farelo de aveia: Na segunda fase a quantidade permitida de farelo é de 2 colheres por dia, de preferência consumir pela manhã e no máximo até a hora de almoço.

Legumes: Todos os legumes com exceções
Exceções: alimentos ricos em amido (batata, arroz, milho, todos os tipos de ervilhas, grão de bico, feijão e lentilha) não estão entre os alimentos permitidos.
Permitidos mas com limitações: O consumo de cercefi, cenouras, alcachofras e beterrabas será limitado a um máximo de 200 g, uma vez por semana).

Azeite: A partir da fase cruzeiro é permitido consumir 1 colher de azeite por dia

Alimentos tolerados: A partir da fase cruzeiro é permitido consumir dois alimentos tolerados por dia
Semente de Chia: 1 Colher de sopa por dia, 30 min antes da refeição (almoço, café da manhã ou jantar)
Importante: É necessário realizar uma caminhada de 20 min. por dia e deixar de usar o elevador.

Lista de Alimentos Tolerados (Máximo de duas porções por dia no Cruzeiro e três a partir da fase de consolidação)
- Iogurte com fruta 0% (1 unidade)

- Iogurte de soja ao natural (1 unidade)
- Proteína de soja texturizada (30 gramas crua)
- Farinha de soja ou amido de milho ( 1 colher de sopa - 20 g)
- Polenguinho Light (1 unidade)
- Queijo, máx 7% de gordura (30 g)
- Leite de soja (1 Copo – 150 ml)
- Actimel Zero (1 unidade)
- Molho de soja Light (1 colher de chá)
- Salsicha de frango ou peru, máximo 10% de gordura (100 g)
- Goji Berries: (1 colher de sopa no ataque, 2 no Cruzeiro  e 3 na Consolidação)
- Vinho no preparo de alimentos, com a panela destampada para evaporar (3 colheres)
- Creme de leite light máximo 3% de gordura - 1 colher de sopa
- Leite condensado diet (3% de gordura) 1 colher de sopa
- Cacau em pó sem açúcar (1 colher de sopa) No site oficial a medica correta é uma colher de chá, porém é muito complicado contabilizar essa medida, como tivemos experiencias de pessoas que emagreceram mesmo consumindo uma colher de sopa, essa medida será mantida.
- Óleo (3 gotas)


FASE CONSOLIDAÇÃO (3ª Fase)

A terceira fase da Dieta Dukan, vai consolidar o seu peso, que ainda é instável, deve durar 10 dias por quilo perdido, ou seja se foram perdidos 10 quilos, a fase de consolidação deverá durar 100 dias.
Na fase de consolidação serão introduzidos os carboidratos, pães integrais, queijos, fruta, e jantar de gala. Já não é mais necessário alternar dias de Proteína Pura com dia de Proteína e Legumes, pois os legumes são liberados. Porém um dia na semana deverá ser de Proteína Pura, para o resto da vida. Dukan sugeriu as quintas-feiras proteicas.
A fase de consolidação é dividida em duas partes. Vamos usar o exemplo citado anteriormente, se a fase de consolidação durar 100 dias, esses dias devem ser divididos por dois, a primeira fase será de 50 dias, nela será permitido apenas um jantar de gala por semana e uma fruta por dia, já na segunda fase de 50 dias, você poderá fazer dois jantares de gala por semana, (porém não devem ser feitos em dias seguidos, entre os dois jantares de gala deve haver um dia de Proteína Pura) e consumir duas frutas por dia.
A partir da fase de consolidação você terá direito a:
Jantar de Gala: Café da manhã, almoço ou jantar livre. No jantar de gala, você pode preparar qualquer receita, sem nenhuma restrição, incluindo a sobremesa, 1 taça de vinho, mas não pode em nenhuma hipótese repetir o prato, pode caprichar na porção.
Frutas: Estão liberadas com exceção da banana, uva e cereja. Deve ser de tamanho médio, por exemplo: uma maça, dois kiwi, etc...
Pão integral: Duas fatias por dia
Queijo: Pode consumir 40 gramas queijo (Tente não ultrapassar os 40% de gordura. Se você encontrar um queijo que lhe agrade com 30%, aumente para 50g; 20% - 55g e 10% - 60g)
Feculentos: Duas porções por semana. Ex: massa, cous cous, arroz, batatas, sêmola, lentilhas, ervilhas.... (Dê preferencia aos produtos integrais, nada de manteiga e óleo)
Quintas proteicas: Um dia na semana de Proteína Pura - Obrigatório

Farelo de Aveia: 2 colheres e meia por dia
Alimentos permitidos: Todos os alimentos do Ataque e do Cruzeiro

Tolerados: 3 porções diárias

FASE ESTABILIZAÇÃO (4ª Fase)

Durante a Fase de Estabilização você usará a Fase de Consolidação como base e adicionará seus próprios alimentos com cuidado. Esta fase estará com você pelo resto da sua vida. É necessário aderir às 3 regras simples da dieta, mas inegociáveis.
- Consumir 3 colheres de farelo de aveia todos os dias
- Fazer 20 minutos de caminhada por dia. Utilize as escadas sempre que possível
- Um dia na semana de proteína pura - O Dr. Dukan sugeriu as quintas proteicas


14 comentários:

  1. Que interessante essa Dieta, finalmente alguém que explicasse o que era e como era...eu gostaria muito de tentar, mas é uma pena que eu não possa, já que não tenho como comprar as coisas pra manter a dieta :/ mas estou levando a sério a R.A ao menos e fechando a boca. rs Muito interessante sua explicação, obrigada por tirar a duvida hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayra, eu não estou vendo alteração no orçamento não... não precisa comprar tudo.. só o essencial q é carnes, frangos, leite, ovos, farelo de aveia... eu gasto ate menos pq não lancho mais na rua... levo o meu lanche (faço pão, presunto e queijo mussarela light) e compro coca zero...Mas RA me ajudou muito , me reeducou é um processo lento mas funciona :)
      Já a Dukan esta fazendo perder o peso q estava estagnado há meses... estou adorando!

      Excluir
  2. Oi Ana, tudo bem? Amei o seu blog, estou pesquisando sobre a dieta Dukan e vi q eles tem um acompanhamento e tudo, só q é bem salgado...rs Vc faz esse acompanhamento tb? Vou comprar o livro amanhã mesmo para começar a dieta tb!! Vamos trocar figurinhas!! Obrigada! Bjs Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea! tudo bom flor e vc?
      Não faço o acompanhamento no site flor, apenas comprei o livro. No livro, ele diz que criou o site para aqueles que sentem dúvidas e não conseguem emagrecer apenas com o livro... eu estou adorando e pra falar a verdade tem tanta gente que já está fazendo, tem comunidades, foruns...nem vejo necessidade de pagar, eu até pagaria...se tivesse uma graninha sobrando rs.
      Mas, o livro eu indico! Pode comprar que vc vai amar! Os resultados são imediatos. Qualquer dúvida, estou aqui! Bjokas!
      Ana

      Excluir
  3. Queria saber quantos pontos preciso. E uma listagem dos pontos certos.
    cada site mostra um ponto diferente
    Idade 26 anos
    167, cm
    135 kl

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Claudia legal seu blog.
    Queria saber quantidade de ponto pra mim e se possivel uma lista disponivel..
    pq sempre vejo listas de pontos diferentes
    meu peso e 139 kl
    altura 167 cm
    26 anos

    ResponderExcluir
  5. já que não tenho como comprar as coisas pra manter a dieta :/ mas estou levando a sério a R.A ao menos e fechando a boca. rs Muito interessante sua explicação, obrigada por tirar a duvida hehe dieta da proteina dukan

    ResponderExcluir
  6. posso usar o kefir no lugar do iogurte,já que ele é feito com leite desnatado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, acho que sim, olha a quantidade de carboidratos que tem nele...
      Bjo!

      Excluir
  7. posso usar o kefir no lugar do iogurte,já que ele é feito com leite desnatado?

    ResponderExcluir
  8. Muito legal as suas dicas. Só gostaria de saber se esse tipo de dieta também serve pra quem malha pesado na academia, principalmente porque quase não tem carboidratos nem gordura. Vi outro artigo interessante mas fiquei com essa dúvida.

    ResponderExcluir
  9. Gostei das suas dicas sobre essa dieta. Estive fazendo algumas pesquisas e achei bem legal o seu blog.

    ResponderExcluir
  10. Faço Dukan a 08 mese já emagreci 23 kg, vejo pessoas postarem que não podem fazer a dieta porque é cara e etc..etc.. as pessoas obesas geralmente só pensam em comida,olham apenas as receitas, não leem as explicações deixem de ser gulosas, foco no principal tem a lista do que não pode faltar, salmão, camarão e etc.., cotage etc.., vc só usa se tiver grana, faço o Basicão mesmo e estou feliz da vida, não vão se arrepender !!

    ResponderExcluir